NOTÍCIAS E ARTIGOS

Sorteio define o chaveamento dos Jogos Universitários Brasileiros

30/09/2015

Aos poucos, vão sendo acertados os últimos ajustes para o início dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que serão realizados em Uberlândia entre os dias 14 e 25 de outubro. A cidade receberá, aproximadamente, 5 mil atletas de todas as partes do Brasil. No último fim de semana, a cidade recebeu os 27 chefes das delegações dos JUBs para o congresso técnico geral. As delegações conheceram as instalações onde o comitê organizador da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) está instalado.

Representantes da CBDU e das delegações que vão disputar os jogos durante coquetel no último sábado (Foto: Divulgação)
O Congresso foi marcado ainda pela solenidade de abertura dos Jogos Universitários durante um coquetel, na noite de sábado, que contou também com a presença de autoridades políticas locais, além do sorteio das chaves dos esportes coletivos, realizado no domingo. Ainda no sábado, os chefes das delegações foram até a Unialgar conhecer a estrutura disponibilizada para o staff da competição. São dois salões, 12 salas e uma área ampla para alimentação de todos os participantes da competição.

A Unialgar também abrigará o Centro de Convivência dos JUBs, o local será um espaço para descontração dos atletas, onde terão atividades diárias de convivência. Lá, ainda, será instalado o Superior Tribunal de Justiça Desportiva Universitária, além de um auditório com capacidade para 500 pessoas, onde estará a área de secretaria e credenciamento do JUBs.

Expectativa

O vice-presidente da CBDU, Alim Neto, que esteve durante todo o fim de semana em Uberlândia, falou sobre a sua expectativa para os JUBs. “Uberlândia receberá mais de quatro mil atletas. Vamos mostrar a força do esporte universitário no Brasil. Será o maior evento de todos os tempos”, disse.

Serão disputadas 13 modalidades nos JUBs: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica, basquetebol, futsal, handebol e voleibol. As competições também são classificatórias para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para a Universíade.
A divulgação oficial dos locais de cada modalidade será divulgada ao longo desta semana, mas serão utilizados alguns poliesportivos, a Arena Sabiazinho, Sesi Gravatás, Praia Clube, UTC e a AABB.

Representantes locais

No último domingo, os chefes de delegações se reuniram para assistir ao sorteio das chaves. Os grupos foram divididos em 1ª, 2ª e 3ª divisão. Nas competições dos esportes coletivos, Uberlândia estará representada pelo voleibol masculino do Colégio Gabarito/Unipac/Futel, que disputará o título na primeira divisão. No handebol feminino, o time da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) disputará a terceira divisão, enquanto no basquetebol feminino, mais uma vez, a UFU será a representante local na disputa da segunda divisão.

Já em relação à disputa dos esportes individuais, a CBDU espera o envio da relação de atletas pelas federações estaduais para a confecção dos chaveamentos.


Fonte: Eder Soares

Copyright © 2006 - Unialgar - Algar Universidade de Negócios. Todos os direitos reservados

Uma empresa do grupo

Webroom Soluções Interativas