APRESENTAÇÃO UNIALGAR

Estratégias de Atuação

A UNIALGAR é uma unidade de importância estratégica para as empresas Algar, na medida em que constrói processos efetivos de desenvolvimento que geram alta performance dos talentos e equipes com conseqüente impacto positivo nos resultados dos negócios.

Esses processos de educação corporativa englobam, além dos programas de treinamento, cultura, crenças, valores e princípios da filosofia gestora, instrumentos de avaliação de desempenho, pesquisas de clima, mapeamento de perfis, ferramentas de gestão da saúde física e emocional, apoio na transição de carreira, sucessão, dentre outros.

O nosso processo de educação corporativa é flexível o bastante para atender às múltiplas necessidades dos negócios altamente diversificados do grupo Algar.

Em nosso último exercício de arquitetura estratégica, identificamos a necessidade de atuar mais fortemente na cadeia de valor das empresas do grupo Algar como forma de buscarmos o nosso futuro preferido: DESENVOLVER TALENTOS PARA ALAVANCAR NEGÓCIOS. Dessa forma, estaremos nos posicionando como uma ferramenta estratégica que oferece um diferencial no relacionamento de nossos negócios e em suas respectivas cadeias de valor.

Histórico

Universidade Corporativa – Um caminho e o sucesso

A Origem

A Algar Universidade de Negócios começou a ser concebida em 1995, em um evento chamado ALGAR 2100, sob a coordenação de Oscar Motomura, em São Paulo, em que participavam o nosso presidente do Conselho de Administração, Dr. Luiz Alberto Garcia e os principais executivos das empresas do Grupo na época. Nessa ocasião, nos debates, veio a visão estratégica de que educação seria algo sem prazo de validade. Ou seja, todo o futuro da humanidade, e por consequência dos negócios, passaria pela educação e que o Grupo Algar, se quisesse ser perene, deveria pensar em educação, até como negócio. As discussões evoluíram e houve a recomendação de que o Grupo incluísse em sua visão estratégica o investimento em educação corporativa de forma permanente, como maneira de desenvolver sua cultura, construir competências para crescer, modernizar-se e garantir sucessão gerencial.

A Busca

O conceito de Universidade Corporativa começava a ser discutido nos Estados Unidos, onde se desenvolveu a partir dos anos 90, mas poucas empresas, no Brasil, mesmo entre as multinacionais norte-americanas, trabalhavam com esse conceito.
Em julho de 1997, o então Diretor Corporativo de Talentos Humanos – Cícero Domingos Penha – e alguns de seus pares, fizeram uma viagem aos EUA para conhecer experiências de educação corporativa e alguns especialistas estrangeiros nesse assunto. Lá, constataram a existência de centenas de universidades corporativas, ao passo que no Brasil não tinha nenhuma.

Entre as universidades e escolas de formação de executivos visitadas estavam: Motorolla University, Sears University, Hamburger,s University, IBM Advanced Center, M.I.T Executives Programs e Havard Business School.

Essas visitas, observações e conversas convenceram a equipe de que o investimento contínuo em educação corporativa recomendado no evento ALGAR 2100 deveria ser organizado em uma Universidade Corporativa. Era a grande “virada” para o grupo Algar, em relação às novas formas e métodos de desenvolver e manter atualizados os seus profissionais. Cícero, juntamente com a equipe, elaborou um projeto inicial, contendo as informações coletadas no exterior e os principais resultados obtidos pelas empresas que já trabalhavam com esse modelo. Ganhou o sinal verde do Comitê Executivo para levar a ideia adiante.

O desenho do modelo educacional Unialgar

No principio de 1998 foi contratada uma consultoria organizacional para ajudar a equipe corporativa de talentos humanos a estruturar as informações e as ideias, e elaborar o projeto da Universidade Corporativa do grupo Algar.

O desenho do modelo educacional da UniAlgar foi inspirado no PEF- Programa Estratégico de Formação, que já era aplicado no Grupo desde o final dos anos 80, criado por Mario Grossi, o primeiro CEO do Grupo, cujo conteúdo era voltado para a formação de lideranças.

A ele foi acrescentada a educação em valores e a filosofia Empresa-Rede como forma de trabalhar o desenvolvimento da cultura organizacional bem como os programas ligados às competências essenciais das lideranças Algar.

Assim, a UniAlgar nasceu com duas responsabilidades bem claras: formar lideranças educadoras e empreendedoras e desenvolver a cultura Algar.

O Business Plan e a aprovação da criação da escola

O Business Plan foi apresentado ao Comitê Executivo contendo os modelos organizacionais e educacionais, bem como a viabilidade financeira da ideia, o que ocorreu em menos de seis meses. Aprovado o business plan, iniciou-se a criação da universidade - do papel para a verdadeira escola de negócios.

O lançamento

O lançamento da UniAlgar deu-se no dia 22 de setembro de 1998, em uma grande solenidade no Centro de Convenções, Center Convention, em Uberlândia, com a presença de executivos Algar, autoridades do município, além de vários consultores da área humana do País.Um fato curioso é que nesse dia, a equipe de fundação da UniAlgar teve muito trabalho para explicar o que era a proposta de uma universidade corporativa, pois muitos perguntavam quando seria o vestibular.

O começo das operações

A aula inaugural aconteceu em março de 1999, proferida pelo seu reitor, Cícero Domingos Penha. No início, a UniAlgar dividia o mesmo espaço da diretoria de TH da holding.

Trabalhavam 4 associados e a ênfase era no processo educativo, por isso, as instalações físicas ficaram em segundo plano.

A criação do campus

A UniAlgar ganhou seu campus em setembro de 2002, na Granja Marileuza, onde está hoje instalada numa área de mais de 31.000 m2 atendendo todas empresas do Grupo, inclusive em convenções.

Os investimentos em ensino à distância

A UniAlgar tem amplo portifólio de atividades que se dividem em programas presenciais, a distância e híbridos.
Os investimentos em programas a distância tem se dado por meio do uso de várias tecnologias para encurtar a distância e facilitar o acesso à aprendizagem. Na plataforma de educação a distância é possível acessar videoaulas, participar de comunidades práticas, bem como acessar vários documentos eletrônicos.
São 200 ações disponíveis, entre cursos, seminários, vídeos-aulas etc.
Em 2012 foram quase 11 mil participações, com ganhos de conhecimento acima de 25%.
A educação a distancia já representa hoje mais de 20% da quantidade total de horas de treinamento no Grupo e o objetivo é chegar a 50% nos próximos 5 anos.

Os principais programas presenciais

Foram mais de 68.000 mil horas dedicadas a formação presencial com ganhos de conhecimento acima de 30%, contemplando mais de 10 mil participações Pode ser destaque os seguintes programas


DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS.

A UniAlgar tem uma série de programas para o desenvolvimento de lideranças, todos eles personalizados e customizados de acordo com o perfil e as necessidades dos líderes bem como dos desafios dos negócios. Um universo de 250 executivos e mais de 600 supervisores.


DESENVOLVIMENTO DA CULTURA ALGAR

Um conjunto de programas que visa trabalhar, em todos os associados do Grupo, o jeito de ser Algar por meio dos nossos valores e da filosofia de gestão de pessoas Empresa-Rede.Por esse programa passam todos os associados que chegam ao Grupo. Várias ações são implementadas para auxiliar na disseminação da cultura Algar: workshops de cultura, conversas de cultura com o CEO e presidente do Conselho de Administração, convenção das empresas, eventos corporativos etc.


FORMAÇÃO DE POTENCIAIS SUCESSORES

Atualmente são 48 potenciais que estão sendo preparados para assumir, no futuro, posições chave nas empresas Algar. É um programa que tem um ciclo de 03 anos e contempla uma série de ações que vão muito além da sala de aula.


JOVEM EMPREENDEDOR

Programa de trainee do Grupo Algar , que conta com a participação de 60 jovens e que tem como proposta de desenvolvimento 10% do tempo em treinamentos corporativos, 20% no projeto desafio e 70% on the job.


ALGAR 2100

Este é o programa que deu origem a UniAlgar.Voltado pensar e criar o futuro de longo prazo e tirar ideias para subsidiar o planejamento das empresas do Grupo. Hoje, o seu conteúdo é coordenado pela diretoria Corporativa de Estratégia do Grupo e reúne anualmente em torno de 100 executivos.


PRODEX

Este evento nasceu por meio de uma parceria com a IBM e foi realizado, pela primeira vez, na Gávea no Rio de Janeiro, em 1985. Tem como objetivo estratégico um balanço das realizações e resultados do ano bem como kick off do ano seguinte. Cerca de 250 executivos participam deste evento e, portanto, é também um momento de integração e busca de sinergia entre os negócios.

O Reconhecimento

Em 2012, a UniAlgar foi reconhecida pelo IQPC como a melhor Universidade Corporativa do Brasil concorrendo com empresas como Globo, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outras.

Missão

Promover o desenvolvimento dos talentos para aumentar a competitividade dos negócios Algar.

Visão

Gente servindo gente.

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