Logo Unialgar

Institucional

NOSSA UNIVERSIDADE DE NEGÓCIOS É UMA UNIDADE CORPORATIVA ESTRATÉGICA DO GRUPO ALGAR, QUE APOIA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS ALGAR POR MEIO DA EDUCAÇÃO E DO FOMENTO DA CULTURA DE APRENDIZAGEM.

Histórico

Histórico

Fundada em 1998, a UniAlgar surgiu a partir de um olhar para o futuro. Três anos antes, durante um encontro chamado Algar 2100, houve a decisão de se investir em educação corporativa de forma permanente, para garantir o fortalecimento da cultura organizacional, promover o desenvolvimento de competências e criar um modelo propício à formação dos atuais e novos talentos.

Com métodos inovadores, assumimos o desafio de transformar os profissionais, provocando-os a buscar maneiras criativas e eficazes de entregar o melhor resultado para os clientes. É um espaço para se aprender e colocar o aprendizado em prática.

Para atingir nossos objetivos, contamos com uma equipe de profissionais que se mantém constantemente atualizada. Contamos também com um time qualificado de escolas de negócios, ligadas aos principais centros de conhecimento do Brasil como, por exemplo, FDC, HSM, ESPM, FGV, Fapemig, IMVC, Amana Key,  Inova Consulting.

Entre nossos consultores independentes, grandes nomes já passaram por nossas salas de aula, como, por exemplo, Betânia Tanure, Mario Sergio Cortella, Clóvis de Barros Filho, Luís Lobão, Oscar Motomura, Kip Garland, Luís Rasquilha, Sérgio Oxer, Marco Antônio Oliveira, Dorival Donadão, José Baptista Vilhena e vários outros, que se destacam pelo notável conhecimento e a capacidade de compartilhar.

 

Icone

2020

Realinhamento com os executivos "Top Team" do nosso imperativo de negócio (o que queremos ser e onde queremos chegar, definido pelo modelo de cultura Algar) e a partir daí, construção de um novo plano de cultura para os próximos anos, com novas iniciativas. Disseminação presencial com CEO e executivos do tema cultura, nas regionais da Algar pelo Brasil.

Icone

2019

Cultura se consolida como um braço estratégico dentro da UniAlgar. E propõem o modelo de aprendizado sobre a cultura ser o preenchimento do gap entre a estratégia e a execução. Implementação da ferramenta "Pulse Check" que mensura como a cultura está sendo percebida dentro do Grupo Algar e o engajamento dos associados. Formação e desenvolvimento de lideranças no tema cultura.

Icone

2018

Fortalecimento do trabalho de Cultura na UniAlgar e no Grupo como um todo, consolidando as diretrizes em uma "One Page" que se tornou referência para os associados de todo Grupo, através de um plano de ação constituído de 19 iniciativas de corporativas e das empresas.

Icone

Transformação Digital

Seguindo as tendências de transformação do mundo e da necessidade de promover mudanças na forma como a UniAlgar apoia o desenvolvimento dos negócios, inicia um repensar sobre metodologias e tecnologias educacionais. Isso permite entregar soluções com base nas reais necessidades dos clientes, em sintonia com o contexto, para suportar a competitividade dos negócios Algar.

Icone

Academia de TI

Lançamento da Academia de TI na Algar Telecom, para desenvolvimento dos profissionais da área de tecnologia da informação. Em parceria com ESPM, UniAlgar lança formação em Negócios Digitais.

Icone

Academia Técnica

Lançamento da Academia Técnica da Algar Telecom, para preparação e desenvolvimento dos profissionais da área, atualização de conhecimentos técnicos e atendimento do cliente.

Icone

Movimento Gente servindo Gente

Implementa o programa Gente servindo Gente, para treinar os associados Embaixadores do Propósito Algar: Gente servindo Gente.

Icone

Bloco Wilson Luiz da Costa

Em parceria com a Algar Telecom, lança o programa Cliente Sempre em que executivos praticam a empatia e o Servir Algar, vivenciando o dia a dia de quem atende os clientes.

Icone

Safra de Conhecimentos

Lançamento do programa Safra de Conhecimentos, para desenvolver os profissionais da Algar Agro. Oferece também formação para consultores ampliarem seu conhecimento em EaD. Cria o Programa Integrar para desenvolvimento exclusivo dos profissionais da Algar Telecom. Lançamento da Academia de Vendas, nas empresas Algar, para fortalecer competências em vendas e negociação.

Icone

Hotsite de Cultura

Lança o Hotsite de Cultura, para reforço da história, memória e cultura corporativa. Para colaborar com as empresas Algar na adoção de métodos de Gestão da Estratégia, fecha parceria com a Symnetics e realiza o workshop Gestão Estratégia, que impulsionou as empresas Algar na adoção do BSC - Balanced ScoreCard.

Icone

Expansão do programa Conect

Realiza programas de educação a distância, com conteúdos da HSM, voltados para líderes. Nesse mesmo ano, expande o programa Conecta, para setores de Agro e Serviços.

Icone

Bloco Ilce Fogarolli

Lança o Programa de Desenvolvimento de Potenciais Sucessores Algar.

Icone

Centro Administrativo

Implementa o programa Gente servindo Gente para inseminar e disseminar o Propósito Algar.

Icone

Academia de Excelência

Começa a treinar as equipes do Contact Center da Algar Telecom, por meio da Academia de Excelência no Relacionamento ao Cliente. Fortalece o desenvolvimento de programas customizados, baseados na realidade dos clientes. Estrutura o Programa Jovem Vendedor para a empresa Algar Telecom, para fomentar a força comercial com jovens talentos, alinhados à estratégia de servir o cliente.

Icone

Conect

Implementa o Conect, um programa de treinamento direcionado para canais de atendimento e vendas da Algar Telecom. Além de conteúdos sobre produtos e serviços, o conteúdo contempla a formação para os integrantes da cadeia de valor, como lojistas.

Icone

Harvard Business School

Líderes Algar participam do programa Case Study de Harvard, com professores da Harvard Business School.

Icone

Cultura Comercial

A Diretora Superintendente da UniAlgar, Elizabeth Amaral, conduz diversos workshops com as áreas comerciais, para a criação das bases da cultura comercial nas empresas Algar. O trabalho resultou no livro Empresa-Rede no Foco do Cliente.

Icone

Programas corporativos

Parceria com FGV para realização do primeiro MBA in company, em Gestão de Negócios.

Icone

Primeiro campus

A UniAlgar ganha uma área física no bairro Granja Marileusa, em Uberlândia, com dez salas e um auditório. A proposta é ter um espaço que estimule o fazer diferente, o pensar fora da caixa, o aprender a aprender; e o aprender a desaprender. Antevendo o crescimento do e-Learning, faz uma parceria com a Mentor para produção de 10 programas em EAD.

Icone

Novas ferramentas

Para ser mais sistêmica, a UniAlgar incorpora todas as ferramentas de desenvolvimento de pessoas como, por exemplo, Clima Organizacional, Performance e outras.

Icone

Inauguração

Em 22 de setembro, um evento aberto ao público interno e externo, com a palestra de Marco Aurélio Teixeira Vianna, marca o início das atividades da UniAlgar - Algar Universidade de Negócios.

Icone

Plano de negócios

Elaboração do plano de negócios para criação da universidade corporativa do Grupo Algar.

Icone

Busca de modelos

Sob a gestão de Cícero Penha, naquela ocasião Diretor de Talentos Humanos, um grupo de executivos começa os estudos e visita empresas nos Estados Unidos (GE, Mc Donalds, SEARS, MIT, Harvard Business School) para conhecer modelos em educação corporativa. Identificam que em muitas delas havia uma estrutura para desenvolver as competências dos negócios, chamada universidade corporativa.

Icone

Uma visão de futuro

Durante o Algar 2100, Fórum realizado para discutir tendências de futuro, Luiz Alberto Garcia, Presidente do Conselho de Administração do grupo Algar, aponta a necessidade de criar uma escola e investir em educação continuada e no desenvolvimento de competências duráveis, a fim de tornar o Grupo Algar mais arrojado e competitivo.