Oferecemos as metodologias mais adequadas e os consultores mais qualificados para atender às necessidades dos negócios
Cultura
A cultura corporativa é a cola que mantém os associados – forma como chamamos os colaboradores - engajados para vencer os desafios dos negócios. A cultura é, ainda, o que diferencia uma empresa da outra, tornando-se em um diferencial competitivo não só mercadológico, mas, também, de atração, retenção e desenvolvimento de talentos. Ela representa a essência da organização, ou seja: o jeito de ser, pensar e agir das pessoas.
E o Grupo Algar tem uma Cultura fortemente sedimentada na essência, nas lições de seu Fundador, Alexandrino Garcia. Para ele, o que importava era trabalhar para servir as pessoas em suas necessidades. Sobretudo, que os associados se colocassem no lugar dos clientes, praticando, assim, a empatia. Daí a Visão e o Propósito Algar: Gente servindo Gente.
Ensinamentos atemporais e incorporados à lista de Valores que o Grupo acredita e pratica, especialmente pelos sucessores de Alexandrino Garcia: Luiz Alberto Garcia (Presidente do Conselho de Administração) e Luiz Alexandre Garcia (CEO).
Os associados - veteranos e novos - podem participar de uma série de programas e recursos de aprendizagem:
Para fortalecer a história do Grupo Algar e sua Cultura, são disponibilizados os livros:
Além disso, realizamos o Conversas de Cultura, em que os Presidente do Conselho de Administração e o CEO visitam as empresas do Grupo para reforçar as práticas Algar.
Acompanhamento via PMO
O Plano de Cultura foi construído a partir do nosso One page, que são os imperativos de negócios e os Atributos que reforçam a nossa cultura, os nossos comportamentos.
A partir do One Page, o time de Cultura desenhou 19 iniciativas, sendo 11 corporativas e 8 das empresas, que foram as ações colocadas em práticas em cada empresa.
Pulse Check
Objetivos
Entender a percepção geral da importância do Programa de Evolução Cultural
Checar entendimento sobre os atributos e comportamentos
Ratificar o Plano de Cultura
Apontar onde estão as fortalezas e gaps do Programa
Verificar o engajamento da lideranças com o Programa